O sexto episódio de 2019 discute um tema que é novo até mesmo no âmbito universitário: a integração de avanços na área de TI (Tecnologia da Informação) com avanços em Ciências Agrárias.
Graças a novos tipos de sensores e de redes sem fio, que compõem a “internet das coisas”, é possível coletar informações diretamente de animais e plantas.
E, por meio de sistemas computacionais, integrá-las com dados colhidos de equipamentos, como aspersores, ordenhadeiras ou drones, e com informações mais gerais, sobre solo e clima e outras, obtidas por satélites. Solo e clima sempre foram analisados, empírica ou cientificamente, pelos gestores rurais. A “agricultura de precisão” deu um passo adiante, recorrendo à tecnologia da informação para definir onde atuar, a partir de coordenadas geográficas precisas. “O Rural na Era Digital” vai além, pautando as decisões por um fantástico volume de informações computacionalmente integradas.
Ciência Aberta é apresentado por Alexandra Ozorio de Almeida, diretora de redação da revista Pesquisa FAPESP. O programa é uma parceria da FAPESP com o jornal Folha de S. Paulo.
O novo episódio pode ser visto pela página da Agência FAPESP no Facebook e no YouTube e pelo site da TV Folha.